Sou TNS

Enio da Rocha Fraga | SOU TNS | Minha Marca Na UFRGS

Ele é figura conhecida dos filiados da ATENS UFRGS Seção Sindical. Enio da Rocha Fraga atua na entidade desde 2016, na qual já foi presidente do Conselho Fiscal e onde, atualmente, responde como diretor Financeiro e Administrativo, função voluntária que abraça com responsabilidade exemplar e perfil ético incontestável. Nenhum documento, nota, entrada ou saída de valores fogem ao seu olhar apurado.

Minucioso e questionador, ele traz na bagagem uma grande responsabilidade com as finanças públicas. Enio se aposentou como contador da UFRGS em 1997 e como coordenador da Auditoria Interna da UFRGS (AUDIN/UFRGS) em fevereiro de 2003, cargos que exigiam total acurácia de dados e discrição e muita dedicação. “Nenhum reitor teve problemas ou irregularidades com as contas no período que atuei”, destaca.

Mas, até assumir esses importantes ofícios, precisou trilhar uma caminhada cheia de obstáculos e imbuída de muita perseverança. Natural de Viamão, o mais jovem dos onze filhos de Robertina e Jovelino Vieira Fraga lutou muito até conquistar seus objetivos.

Foi contratado como servente de limpeza da UFRGS em 1º de dezembro de 1969, fazendo serviços gerais na Faculdade de Medicina. Participou de provas internas e foi transferido para a Farmacologia, passando a trabalhar como laboratorista e, após, tecnologista. Focado, entendeu muito cedo que somente a educação e o esforço mudariam sua trajetória. Ele conciliava a jornada funcional com as aulas como aluno do primeiro curso de Técnico em Contabilidade da antiga Escola Técnica de Comércio da UFRGS, no qual se formou em 1975.

Em 1977, ingressou no curso superior de Ciências Contábeis, conquistando o título de bacharel em 1980 pela UFRGS. No ano seguinte, prestou Concurso Interno de Ascensão Profissional para o cargo de contador da Universidade, ficando em primeiro lugar entre as cinco vagas disputadas. Passou a atuar no Departamento de Contabilidade e Finanças, tendo sido chefe da seção de Escrituração na Contabilidade, diretor da Divisão de Contabilidade do referido departamento e diretor geral do setor, junto à reitoria da Universidade.

Teve importante papel na criação da AUDIN/UFRGS, processo iniciado em 1994 e cuja instalação oficial ocorreu em maio de 1999 como órgão técnico de controle e assessoramento do Conselho de Curadores da UFRGS (CONCUR), e que até hoje adota atividades de caráter preventivo, corretivo, de assessoramento e de verificação dos atos de gestão, de acordo com os preceitos técnicos.

Paralelamente ao surgimento da Auditoria Interna, Enio conta que foi indicado pelo Ministério da Educação a compor as equipes de auditoria da pasta, que, na época, eram descentralizadas, cargo que ocupou de 1994 até 1997. Posteriormente, com a extinção dos setores de auditoria de cada Ministério, a instância ficou centralizada junto ao Ministério da Fazenda. Lá, atuou na Secretaria Federal de Controle de 1997 a 1998, atual Controladoria-Geral da União (CGU).

Questionado sobre a marca que acredita ter deixado em sua passagem pela UFRGS, destaca: “Entendo que foi uma relação profícua, pois a Universidade me proporcionou tudo que um servidor poderia adquirir: experiência, conhecimento, cursos. Em contrapartida, procurei ser um funcionário exemplar, cumprindo com minhas tarefas, atividades, jamais faltando um dia de trabalho. Foi uma relação extraordinária”.

Casado há 47 anos com Janete Mendonça Fraga, tem na esposa o suporte para todas as demandas e parcerias, “meu porto seguro”, como ele diz. A família que construiu é seu alicerce e motivo de orgulho.

Anahi Fros | Comunicação ATENS UFRGS

Curta e compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *