Entre os dias 12 e 15 de outubro, o Sindicato Nacional dos Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino Superior (ATENS Sindicato Nacional) promoveu o Pré-Congresso e o IV Congresso Ordinário, marcando uma fase de reflexão profunda, diálogo e tomada de decisões cruciais para o futuro do sindicato.
O evento, ocorrido em Belo Horizonte (MG), contou com a participação da diretoria do ATENS Sindicato Nacional, bem como de oito Seções Sindicais do ATENS SN: ATENS UFRGS, ATENS UFSM, ATENS UFV, ATENS UFC, ATENS UnB, ATENS UFMG, ATENS UFRN e ATENS UFRA, além de coordenações locais da UFPB, UFF, UFERSA, UFPE e UFPR.
O Pré-Congresso, no dia 12, teve a abertura solene, seguida de palestra sobre o futuro da carreira pública, ministrada pela Doutora em Direito do Trabalho Valdete Souto Severo, juíza do trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e professora de Direito e Processo do Trabalho da UFRGS.
Na mesma noite, o presidente da Pública Central do Servidor, José Gozze, foi homenageado com a Comenda de Honra ao Mérito Gustavo Monteiro, em reconhecimento à colaboração mútua entre as entidades, fortalecendo a representatividade das demandas e ampliando a capacidade de influenciar políticas e decisões em prol dos servidores públicos. A Técnica em Assuntos Educacionais e presidente do Conselho Fiscal da ATENS UFRGS seção sindical Roseli Pérez Baldasso também foi condecorada, tendo sido representada, na ocasião, pela secretária do Conselho Fiscal Vera Regina da Cunha.
Na manhã seguinte, o jornalista Antonio Augusto de Queiroz, analista e consultor político, mestre em Políticas Públicas e Governo (FGV), ex-diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e idealizador e coordenador da publicação Cabeças do Congresso, compartilhou perspectivas sobre as negociações das carreiras dos servidores federais com o Governo Federal. Após a palestra, os assessores jurídicos do ATENS SN, Dra. Andreia Munemassa e Dr. Matthaus Ferreira, apresentaram as atualizações pertinentes às questões jurídicas da categoria. Foram discutidos temas como a tramitação da carreira, novas possibilidades de ações jurídicas, andamento de ações coletivas e outros tópicos relevantes.
À tarde, o Secretário Geral do ATENS SN, Paulo Menezes, fez uma apresentação sobre a Carreira de Analista em Educação. E para encerrar o Pré-Congresso, ocorreu a análise de conjuntura, apresentada pelo Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT).
O IV Congresso Ordinário teve início no dia 14 com a instalação da mesa dos trabalhos, a chamada dos delegados e a leitura do edital. Também foram apresentadas e votadas as alterações estatutárias e as diretrizes políticas para o triênio 2023-2026. No encerramento, dia 15, ocorreu a homologação das contas dos anos 2020, 2021 e 2022, aprovadas pelo Fórum e com parecer do Conselho Fiscal. O diretor de Assuntos de Aposentadoria da ATENS UFRGS, Nelson Moraes da Silva Rosa, atuou como conselheiro fiscal do ATENS SN.
O evento foi marcado pela participação ativa dos representantes das seções sindicais e pela busca conjunta por melhorias para a carreira de Analista em Educação, fortalecendo o sindicato e seus objetivos para o triênio 2023-2026. Destacando a relevância do evento, o lema “fazer da interrupção um caminho novo”, de Fernando Sabino, ressoou durante todo o Congresso, reforçando o compromisso e a união da categoria na busca por melhores condições e valorização da carreira de Analista em Educação.
Diretores da ATENS UFRGS presentes ao evento avaliaram sua importância e a presença da delegação da Universidade nas atividades. “O Congresso deixou claro que pertencemos, de fato, aos quadros de Analista Federal, visto que nossas atribuições são naturais de quem possui curso superior”, comenta o secretário-geral da Seção Sindical, Silvio Baldino Junior.
“Participar do IV Congresso do ATENS SN foi muito importante enquanto diretora de Política Sindical, papel assumido recentemente, uma experiência enriquecedora, pelo fato de poder conversar presencialmente com colegas que já somam uma jornada consolidada dentro do sindicato. Pude aprender com eles diferentes possibilidades de atuação para transmitirmos da melhor forma e alcance possível as nossas diretrizes, propostas, lutas e campanhas voltadas aos colegas ocupantes de cargo de técnico-administrativos de Nível Superior da UFRGS”, avalia a diretora de Política Sindical, Irma Gramkow Bueno.
Também estavam presentes no Congresso, representando a ATENS UFRGS, a presidente Camila Mokwa Zanini, delegada no evento, a vice-presidente, Clarissa Martins de Lucena Santafé Aguiar, e o filiado Paulo Schilling.
Assessoria de Comunicação ATENS UFRGS com informações do ATENS SN