Sou TNS

Fátima Liseane Avila Margarites | SOU TNS | Minha Marca Na UFRGS

Natural de São Gabriel, município localizado na Metade Sul do Estado, Fátima Liseane Avila Margarites sempre foi muito focada e estudiosa. Com 16 anos, já estava cursando Biologia em uma faculdade no Pampa. Faltando um semestre para se formar, aos 19 anos, e com o apoio dos pais, Vanderlei e Evinha (in memorian), fez as malas e partiu sozinha para a Capital. O ano era 1984. Acolhida por um tio, trabalhou como gerente administrativa de uma empresa da área ótica, onde também exercia funções de secretária executiva.

Cinco anos depois, decidiu voltar a estudar. Lise, como é conhecida, se graduou em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação Ciências e Letras (FAPA), em 1994, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Também fez uma especialização em Educação Profissional Integrada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concluída em 2010. Soma ainda ao currículo uma especialização de Programa de Treinamento de Professores BETUSA IIE na University of Delaware (UDEL), nos Estados Unidos, em 2013.

Incessante na busca por aprimorar conhecimentos, realizou mestrado em Educação também na UFRGS, ciclo encerrado em 2020. Seus focos de pesquisa foram a metacognição, aprendizagem, memória, psicolinguística, cognição, cérebro humano na área da linguística. Agora, conta, está se preparando para um doutorado.

Servidora pública da UFRGS desde 2008, ela começou sua jornada na instituição na DCC/PROGESP. Depois, foi Secretária do DAS/PROGESP, secretária da SEAD, coordenadora de Graduação da UFRGS e assessora do Pró-reitor na PROGRAD. Atualmente, é secretária da Direção no Centro de Biotecnologia da UFRGS (CBiot).

Entre as principais funções desenvolvidas como técnica de nível superior, Lise destaca; “Como secretária executiva na Universidade, sempre atuei em funções pertinentes a essa área de trabalho administrativa para além da gestão de documentos, mas também na coordenação de equipes de trabalho e de soluções administrativas no sentido de otimizar ambientes e reorganizar as equipes de trabalho de forma mais condizente com suas funções e suas aptidões”.

Ao ser questionada sobre de que forma acredita que vem contribuindo para deixar sua marca na UFRGS, ela responde: “Acredito que em todos os locais por onde passei deixei minha marca, pois percebo, ao longo dos anos, que os que foram organizados e otimizados por mim continuam seguindo os parâmetros estabelecidos pelas gestões em que estive presente. Sempre procurei fazer um trabalho consciente e ético e pensado em favor da melhora de qualidade do local de trabalho e dos serviços oferecidos tendo sempre o contexto integral da Universidade em mente como um organismo que se adapta e se organiza para melhor oferecer seus serviços à comunidade, assim como aos servidores que necessitam de um ambiente qualificado para exercer suas atividades”.

Com um pique invejável, Lise ainda soma ao expediente externo da UFRGS a função de professora da Escola Técnica Estadual Parobé onde, além de ministrar disciplinas há mais de 20 anos, trabalha na avaliação e encaminhamento de estágios pós-cursos. E não para por aí. Ela trabalha como tradutora técnica, com proficiência em inglês e francês, principalmente com textos técnicos e manuais provenientes da área da mecânica industrial e também de saúde e engenharias.

Tem nos gatos uma das suas grandes paixões. A outra são as artes manuais, crocheteira e tricoteira. Viajar está entre seus passatempos preferidos.

Anahi Fros | Comunicação ATENS UFRGS

Curta e compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *