Noemia Fatima Rodrigues
Uma mulher competente, correta, organizada, que veste a camisa e faz acontecer, um ser humano incrível. Estes são apenas alguns dos predicados utilizados por técnico-administrativos da UFRGS ao se referirem à colega Noemia Fatima Rodrigues.
Graduada em Administração, ela tem especialização em Projetos Sociais e Culturais e Gestão Institucional, além de mestrado em Memória Social e Bens Culturais.
Na Universidade, atuou como administradora e chefe do Setor de Patrimônio Histórico da Superintendência de Infraestrutura (SUINFRA) de 2012 a 2013 e de 2015 a outubro de 2016.
Sua trajetória como servidora pública tem início em 10 de dezembro de 1984, quando foi nomeada agente administrativo federal na Delegacia do Ministério da Educação no Rio Grande do Sul. Em 1987, prestou concurso para o cargo de nível superior de administrador. Em julho de 1990, assumiu a Chefia do Serviço de Administração, onde permaneceu até dezembro de 1998.
Em 1990, quando da extinção da Fundação Educar, foi nomeada presidente da Comissão de Distribuição dos bens da entidade. Em dezembro de 1998, foi a vez das Delegacias do MEC nos Estados serem desfeitas. Noemia foi nomeada presidente da comissão específica para o encerramento das atividades no RS.
Em maio de 1999, foi redistribuída para a UFRGS, sendo lotada no Gabinete da Reitora. Em julho do mesmo ano, foi convidada a participar da equipe da Superintendência de Espaço Físico (SUPEF), encarregada da captação de recursos do Projeto Resgate do Patrimônio Histórico e Cultural da UFRGS, aprovado em 1999 pelo Ministério da Cultura.
A criação da Secretaria do Patrimônio Histórico (SPH) em 2000 buscou aperfeiçoar a gestão e execução do projeto. Noemia atuou por 12 anos na Secretaria Executiva. Em outubro de 2012 a SPH foi reestruturada,passando a Setor de Patrimônio Histórico, ligado à SUINFRA. No mesmo mês, ela foi designada chefe do Setor de Patrimônio.
“Sou imensamente grata por ter participado desse projeto de imenso valor. E feliz pelas relações profissionais e de amizade que construí nestes anos. Minha contribuição está em cada prédio restaurado, joias arquitetônicas, fruto do trabalho, dedicação e contribuição de tantas pessoas”.