Ela passou a fazer parte do quadro de servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1º de março de 1977. Mas sua relação com a instituição começou exatos três anos antes. Silvia Regina Jonsson se tornou aluna do Curso de Secretariado da Escola Técnica de Comércio da UFRGS em março de 1974.
Em 1975, ainda estudante do segundo grau (hoje ensino médio), passou a estagiar na Secretaria do Instituto de Biociências da Escola Técnica, onde atuou como bolsista até se formar, em 1976. Em fevereiro do ano seguinte, foi chamada para cobrir as férias da telefonista do Programa de Pós-Graduação da Escola de Administração da UFRGS (PPGA), contratação viabilizada por um convênio da Universidade com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Em março, após cumprir com êxito a tarefa, foi efetivada no Setor de Projetos, dentro do mesmo programa, mas com a carteira assinada pela UFRGS, onde ficou por cerca de cinco anos.
Na década de 1980, prestou concurso para o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP). Foi aprovada e chamada para ocupar uma vaga no Ministério do Exército, mas não chegou a assumir na pasta por ter sido remanejada para atuar na UFRGS, onde já tinha seu trabalho reconhecido. Em 1987, se formou em Administração pela UFRGS.
Também foi encarregada da área financeira dos projetos da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS (PROREXT), onde ficou por 10 anos. Saindo de lá, passou a atuar no setor de Recursos Humanos, onde trabalhou no cadastro e, mais tarde, com pagamentos, chegado ao cargo de diretora da Divisão de Análise Funcional (DAF) – SUGESP. Em 2013, já com tempo para se aposentar, ela sabia que ainda tinha muito a entregar para o ambiente acadêmico. Foi então que, com toda sua bagagem e conhecimento, topou o desafio de secretariar o Conselho de Curadores (CONCUR), órgão fiscalizador da gestão econômico-financeira da Universidade, setor no qual se aposentou, em 9 de fevereiro de 2017.
“Lá recebi muitos elogios e tive o trabalho reconhecido pelo ritmo que imprimi ao cotidiano da Secretaria do CONCUR, principalmente em relação ao andamento dos processos. Afinal, eu já tinha passado por diversas esferas internas, sabia todos os caminhos, como funcionava a estrutura da Universidade e os trâmites para questões como licitações. Chegava a ficar até tarde da noite para que tudo desse certo”, relembra.
Também coordenou diversos concursos vestibulares, todos relembrados com muito carinho por Silvia. “Era maravilhoso, viajávamos para o interior do Estado nos projetos de descentralização da Universidade”, diz.
Hoje, aproveita a aposentadoria fazendo uma das coisas que mais gosta: viajar para destinos com foco cultural. E continua ligada aos colegas através da ATENS UFRGS Seção Sindical e de diversos grupos de ex-colegas, vínculo que faz questão de manter.
Anahi Fros | Comunicação ATENS UFRGS