Notícias

NOTA DE REPÚDIO | Participação do ATENS na Mesa Específica e Temporária da Área da Educação

O ATENS Sindicato Nacional vem a público externar sua indignação e repúdio à decisão do governo de cancelar a participação deste Sindicato, por meio da Pública Central do Servidor, na 2ª rodada da Mesa de Negociação Específica e Temporária da Área da Educação – Cargos administrativos dos IFES, que acontecerá no próximo dia 3 de outubro às 14h, após o convite formal haver sido enviado.

A Pública Central do Servidor é signatária da criação da Mesa Nacional de Negociação Permanente e deve ser respeitada como representante da Categoria dos servidores ocupantes de cargos de nível superior nas IFES. Não aceitamos que o governo se recuse a nos ouvir e nos submeta ao descompromisso de entidades que há muito não representam a nossa Categoria.

A nossa Categoria não reconhece as duas outras entidades convidadas como representantes, tampouco aceitará que, mais uma vez, levem para a Mesa propostas que impõem prejuízos aos TNS. Como podemos aceitar que uma entidade cuja coordenadora geral se refere a nós como INIMIGOS e PSEUDODEUSES seja porta-voz das nossas demandas, as quais desconhece e jamais se predispôs a debatê-las?

O governo precisa cumprir o seu papel de interlocutor e negociador e fazer a gestão dos conflitos nas relações de trabalho, ao invés de permitir que uma entidade dependa da vontade de outra que, historicamente, tem barrado o diálogo e atuado sem qualquer compromisso com a Categoria TNS.

Não se pode esquecer que, com a implantação do PCCTAE, os TNS foram impactados com o famigerado vencimento básico complementar (VBC), criado para compensar uma matriz salarial que estabeleceu a redução dos salários para a maioria dos servidores da classe E. Em razão desta perversidade, muitos TNS enfrentam processos administrativos de restituição dos valores recebidos nos últimos 5 anos, assim como há casos de determinação do TCU para a exclusão do VBC dos proventos da aposentadoria.

Repudiamos, ainda, uma nota apócrifa que começou a circular na última sexta-feira, 22 de setembro, em que uma pessoa se diz trabalhador TAE de uma Universidade Federal e anuncia que “meu sindicato é filiado à fasubra” (sic), divulgando notícia falsa de que tivemos o registro sindical cassado por suspeita de fraude. Exigimos uma retratação imediata desta atitude covarde e mentirosa, inclusive da entidade citada no texto. Estamos buscando as medidas cabíveis para responsabilizar os autores.

O ATENS Sindicato Nacional está – como sempre esteve – aberto ao debate qualificado e à construção coletiva, bem diferente das outras duas entidades que nunca aceitaram um diálogo conosco. Nos empenhamos muito na luta pelo restabelecimento do regime democrático em que vivemos hoje em nosso país. E, lamentavelmente, justo este governo restringe a nossa representação sindical.

Contudo, jamais deixaremos de exigir respeito à nossa categoria! Não nos calarão! Continuamos na luta e estaremos na porta do Ministério no dia e hora marcados para manifestarmos nossa indignação!

Exigimos o direito de defender os interesses da nossa categoria!

O ATENS SN é a voz de todos os TNS!

Via ATENS Sindicato Nacional

Curta e compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *