Objetividade, agilidade e proatividade são as principais habilidades que norteiam os passos de Maria Rita Jardim Hennigen. A técnica de nível superior já soma 14 anos de dedicação à UFRGS. Boa parte deles têm sido focados em ajudar a instituição a planejar melhor suas contratações e, com isso, fazer melhores compras.
Maria Rita nasceu em Corvallis, cidade localizada no estado norte-americano de Oregon. Seu pai, o engenheiro agrônomo José Hennigen, foi com a esposa, Mara Beatriz (in memorian), para os Estados Unidos, onde fez seu mestrado. O casal retornou ao Brasil quando a primogênita tinha um ano de idade.
A família morou em várias cidades antes de aportar em Porto Alegre. Na capital gaúcha, Maria Rita trabalhou como gerente de contas em um banco. Bastante estudiosa e focada, passou por algumas etapas antes da decisão sobre qual profissão seguir. Chegou a cursar Biologia, frequentando quatro semestres da faculdade, área com a qual não se identificou. Partiu então para um segundo vestibular, sendo aprovada para Engenharia de Alimentos.
Mas acabou se encontrando nas Ciências Contábeis, seguindo o mesmo caminho do então namorado e atual marido, Ricardo. A graduação veio em 2006. Em 2008, passou no concurso público para a UFRGS e, em 2009, foi chamada para assumir sua vaga. Maria Rita ainda cursou mestrado em Gestão de Operações em Universidades Públicas Federais (GOUPF), pós-graduação resultante de uma parceria entre a Escola de Engenharia e a Escola de Desenvolvimento de Servidores (EDUFRGS). Sua dissertação foi voltada ao tema governança em compras.
Na UFRGS, iniciou sua carreira atuando nos empenhos – primeiro estágio da execução da despesa pública –, no Departamento de Contabilidade e Finanças, o que lhe trouxe uma visão geral e aprofundada da estrutura da instituição. Mais tarde, passou para o Departamento de Aquisições de Bens e Serviços – que, muito recentemente, alterou o nome para Departamento de Compras. Ambos são ligados à Pró-Reitoria de Planejamento e Controladoria. Atualmente, ela atua no planejamento de contratações da Universidade, sendo responsável por gerenciar o Plano de Contratações Anual. Também participa do grupo de trabalho responsável por acompanhar a implantação do Modelo de Gestão de Riscos da UFRGS.
Maria Rita se envolve com inúmeras licitações e dispensas. E conta como fazer dar certo: “Quando tu planeja de forma apurada as contratações e busca as informações com antecedência, consegue ganhar escala e aglutinar compras, fazendo com que o mercado baixe os preços”.
“Sou apaixonada pela UFRGS. Gostaria de colaborar ainda mais, tornando-a a melhor universidade do mundo, fazendo com que também fosse reconhecida como uma das melhores também na área administrativa. Tenho claro meu compromisso com o que é público e sou profissionalmente realizada”, pontua.
Anahi Fros | Comunicação ATENS UFRGS