Na quarta-feira (01/11), diretores da ATENS UFRGS Seção Sindical fizeram a entrega de brinquedos, roupas e calçados, arrecadados durante o mês de outubro nos Campus Centro, Saúde e do Vale, para a Casa da Mãe Joana. Localizada no Acesso D da Rua Alameda, bairro Restinga Nova, a entidade serve centenas de refeições todas as sextas-feiras, sendo 30 delas para menores de idade.
Em junho e setembro, vários deles, juntamente com suas famílias, tiveram perdas totais ou parciais devido, respectivamente, ao ciclone, considerado um dos maiores desastres climáticos da história do Rio Grande do Sul e, depois às intensas chuvas que atingiram o estado.
Criada em abril de 2019 por iniciativa da cuidadora de idosos e moradora da Restinga, Joana D’arc Soares da Cruz, a Casa atende diariamente famílias em situação de vulnerabilidade. Em datas festivas, como Dia das Crianças e Natal, são beneficiadas aproximadamente 200 crianças.
Participaram da entrega das doações a presidente da ATENS UFRGS, Camila Zanini, a vice-presidente, Clarissa Aguiar, e o diretor de Assuntos de Aposentadoria, Nelson Rosa.
Joana agradeceu a iniciativa da seção sindical: “Gratidão à ATENS UFRGS pela parceria junto à Casa da Mãe Joana. Juntos somos mais.”
A SABER
A Restinga foi considerada oficialmente um bairro de Porto Alegre apenas em 1990, onde atualmente vivem, segundo o último censo do IBGE, mais de 60 mil pessoas, sendo o maior bairro da região extremo-sul da cidade, fazendo fronteira com o Chapéu do Sol, Lageado, Hípica, Aberta dos Morros, Belém Velho, Lomba do Pinheiro e Pitinga. A região sofre bastante com as chuvas por pertencer à zona Sul, onde não há sistema de contenção de cheias. Tanto que, em setembro, após o Guaíba avançar sobre a cidade em diversos pontos, alguns moradores da localidade tiveram de ser levados para locais de acolhimento pela Defesa Civil, como escolas e ginásios.
Assessoria de Comunicação ATENS UFRGS
Anahi Fros | Jornalista