Sou TNS

Rafael Dillenburg Hofmann | SOU TNS | Minha Marca Na UFRGS

Rafael Dillenburg Hofmann é visto por colegas como uma pessoa tranquila e bem humorada, um profissional competente que faz a diferença na UFRGS. Geólogo formado pela Unisinos em 2010, ele soma nove anos de dedicação à Universidade.

Antes de ingressar no serviço público, o filho da professora primária Maria Helena e do aeroviário Leopoldo chegou a atuar como inspetor de qualidade, já que tinha um curso técnico em Mecânica. Foi nesse período que ele se interessou pela Geologia, escolhendo a faculdade que daria rumo ao seu futuro profissional.

Já formado, integrava a equipe de uma empresa que prestava serviços para a Petrobrás. Ele passava 14 dias embarcado em uma plataforma avaliando parâmetros de perfuração, o chamado Mud Logging (ML), técnica fundamental para a indústria petrolífera, que permite coletar e analisar informações sobre as formações geológicas subterrâneas e as propriedades dos fluidos presentes no poço. Foram dois anos e sete meses de muito aprendizado e boas histórias para contar.

No início de 2014, após o encerramento de contrato da organização com a estatal, Rafael decidiu ir estudar na Nova Zelândia, onde ficaria por no mínimo seis meses. Mas, em menos de três, voltou ao ser chamado para assumir como técnico de nível superior na UFRGS, resultado de um concurso que ele havia prestado em 2010.

“Foi uma surpresa, na época não imaginava mais que chamariam, mas decidi assumir o desafio”, recorda. Em junho daquele ano, passou a atuar no Departamento de Meio Ambiente e Licenciamento (DMALIC), ligado à SUINFRA. Ainda na Superintendência, também passou pelo Setor de Projetos Arquitetônicos (SPA), onde ficou até 2016.

De 2016 até agora, trabalha no Centro de Estudos em Petrologia e Geoquímica (CPGq), mais especificamente no Laboratório de Microssonda Eletrônica, ligado ao Instituto de Geociências (IGEO-UFRGS).

Entre as principais funções desenvolvidas como TNS, ele faz ajustes e calibrações preliminares no equipamento (microssonda eletrônica), presta instrução de como o usuário deve operá-lo e fica à disposição caso hajam dúvidas. Também colabora com o atual DMALIC em demandas relacionadas a licenciamento ambiental que necessitem de atuação do profissional geólogo.

Rafael conta que concluiu uma especialização em Direito Ambiental. Recentemente, ingressou em um mestrado na área de concentração em geoquímica do Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGGEO/UFRGS).

Sobre como acredita que vem contribuindo para deixar sua marca na UFRGS, responde: “Procuro sempre auxiliar com meu conhecimento quando solicitado e acho que tenho uma postura sempre amigável com todo pessoal que trabalhei. Tanto é que sempre me chamam para happy hours e confraternizações dos antigos setores que trabalhei. A Universidade também nos possibilita muitas coisas que nos desenvolvem em nossa função”.

Anahi Fros | Comunicação ATENS UFRGS

Curta e compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *