Notícias

TNS retomam as atividades de forma presencial na UFRGS

Foi em clima de reencontro e cuidado com a segurança que os técnicos de nível superior (TNS) retomaram, nesta segunda-feira (14/03), as atividades de forma presencial na UFRGS. A reintegração prevê o retorno presencial de no mínimo 50% do quadro funcional das unidades acadêmicas e administrativas da Universidade, de acordo com a Portaria nº 1247 do Gabinete do Reitor.

A sala da Seção Técnica do Setor de Patrimônio Histórico (STSPH) da UFRGS, por exemplo, tinha duas cadeiras ocupadas das sete que comumente estariam sendo utilizadas por servidores e bolsistas do setor – sendo que um dos colegas está em férias. A equipe está realizando uma escala de revezamento e cumprindo os protocolos previstos no Plano de Retorno da Superintendência de Infraestrutura (SUINFRA), em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Comitê Covid UFRGS.

As arquitetas Camila Mokwa Zanini – também presidente da ATENS UFRGS – e Ana Lúcia Richter Dreyer, que abriram o calendário de rodízio do setor, relembraram em conversa com a Comunicação da seção sindical as dificuldades enfrentadas durante o período de isolamento.

Móveis como a mesa da sala de casa foram transformados em espaço para as tarefas de trabalho. A falta de acesso a bons equipamentos e recursos limitados, como conexão falha, deram algumas dores de cabeça às servidoras. Somado a isso, a sobrecarga potencializada pela necessidade de adequar a nova rotina aos afazeres domésticos e cuidados com a família.

Ambas avaliam que voltar ao presencial foi muito bom. “Ver os colegas, trocar ideias sobre assuntos de trabalho de forma direta, computadores e internet de melhor qualidade, está sendo ótimo”, diz Camila.

Ao que Ana Lúcia complementa: “A Universidade, mesmo com diversos problemas, tem recursos excelentes, como uma boa ergonomia, rede cabeada, entre outros. Ao mesmo tempo, acharia ótimo se pudesse ser mantido o sistema híbrido, pois ficou provado que é possível organizar uma rotina, evitando, por exemplo, desgaste com o trânsito”.

Elas lembram que nos últimos dois anos sempre havia alguém da equipe envolvido em atividades presenciais, como visitas técnicas, além das atividades home office. Ou seja, ninguém parou no período de isolamento.

Anahi Fros | Comunicação ATENS UFRGS

Curta e compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *