O Programa de Educação para a Aposentadoria (PEA) realiza no dia 29 de abril, das 14h30min às 17h, o encontro Autocuidado e Saúde Mental. O evento, que ocorre no Prédio 43124, Sala 106 do NAPEAD, Campus do Vale, convida a refletir sobre o futuro dos servidores na condição de aposentados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.
O PEA foi desenvolvido pela Divisão de Promoção da Saúde do Departamento de Atenção à Saúde da UFRGS com a parceria da Escola de Desenvolvimento dos Servidores da UFRGS (EDUFRGS), constituindo um grupo dos e para os servidores da Universidade sobre temas relativos à aposentadoria e à qualidade de vida. É um espaço para o fomento de orientações em saúde e compartilhamento de experiências relativas à esse processo de transição.
Confira a justificativa da atividade:
A forma como envelhecemos depende das relações que mantemos com os ambientes social e físico ao longo de nossas vidas. Diferentes culturas definem a velhice, a meia-idade e a juventude de diferentes maneiras, bem como as normas e as expectativas para cada uma dessas etapas da vida, as quais podem mudar ao longo do tempo.
A maneira como cada um pensa, sente e age em relação à idade e ao envelhecimento, seja o seu ou dos outros, pode ajudar-nos a prosperar ou limitar as vidas que vivemos e cercear as liberdades das quais desfrutamos. Quando limita ou cerceia, denomina-se idadismo ou ageísmo.
Este fenômeno se refere a estereótipos (a maneira como pensamos), preconceitos (como sentimos) e a discriminação (como agimos), com base na idade. O idadismo pode inclusive ser autodirigido (contra si próprio), se fazendo presente na crença da impossibilidade de aprender novas habilidades em etapas posteriores da vida, na hesitação em se matricular na universidade ou em se envolver em um novo hobby, por exemplo. Vamos juntos refletir sobre nosso futuro aposentados? Participe do PEA!