luiz
Sou TNS

Luiz Francisco Perrone | SOU TNS | Minha marca na UFRGS

luiz
Luiz Francisco Perrone

Arquiteto e urbanista formado na UFRGS e especialista em Arquitetura e Patrimônio, Luiz Francisco Perrone se graduou em dezembro de 1980. Atuou como autônomo até 1989, quando foi aprovado em concurso público, o mesmo, recorda, que Marco Schuck, vice-presidente da ATENS UFRGS, participou.

Perrone tomou posse em janeiro de 1990, como assistente técnico na Prefeitura do Campus Saúde. Posteriormente assumiu como prefeito, fazendo a gestão da manutenção do espaço, bem como o projeto e execução de obras abrangentes de reforma, já que não era comum, à época, a licitação por empreitada global.

Em 2000, passou a integrar o time responsável pela restauração dos prédios históricos da UFRGS, através da Secretaria de Patrimônio Histórico (SPH). Assumiu a Diretoria de Obras, cargo que ocupou até 2013, quando a SPH foi rebaixada de Secretaria Especial vinculada ao Gabinete do Reitor para setor vinculado à Superintendência de Infraestrutura (SUINFRA), com suas diretorias deixando de existir.

Apesar do que Perrone define como falta de reconhecimento dos gestores à época, ele conta que o grupo de trabalho não desistiu e concluiu quase todos os projetos que estavam em desenvolvimento, realizando as principais obras.

“Tenho orgulho de dizer que o Projeto Resgate do Patrimônio Histórico e Cultural da UFRGS recebeu reconhecimento nacional e internacional através de diversas premiações. A mais importante foi concedida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU-RS), meses após minha aposentadoria, em julho de 2019. Considero este o prêmio mais importante, concedido por votação dos arquitetos entre oito ações selecionadas. Foi o reconhecimento da importância do trabalho que ajudei a realizar”, destaca.

“Sempre fui movido pela vontade de agregar e construir. Fiz grandes e sinceras amizades, com professores, diretores e colegas servidores. Acho que consegui deixar essa marca: meio louco, mas sempre sincero e apaixonado pela velha e boa Mãe UFRGS, que me criou e ajudou a criar meus filhos”, finaliza.

Curta e compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *