Diretores da ATENS UFRGS Seção Sindical integraram na manhã desta quinta-feira (31/3) iniciativas em defesa da universidade pública. Pela manhã, a presidente Camila Zanini participou do evento “Mulheres e sindicalismo na contemporaneidade”, ocorrido na Faculdade de Educação (Faced), no Campus Centro da UFRGS.
Convidada a falar, Camila ressaltou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres nas mais diversas esferas, incluindo a sindical. “Muito já foi conquistado e temos ainda muito a conquistar. Momentos como este são importantes, pois nos fortalecemos umas nas outras”, frisou.
A mesa de debates foi formada pelas professoras Graciela Quijano, do Conselho de Representantes da ADUFRGS-Sindical, e Margot Andras, diretora do Sinpro, e Helenir Schürer, presidente do CPERS.
Após, representantes de entidades, professores, estudantes e servidores foram para a frente da Faced e clamaram por democracia e autonomia universitária durante o Ato Nacional em Defesa das Universidades Públicas e Institutos Federais, também no Campus Centro.
A ação foi promovida pela Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (PROIFES-Federação) e sindicatos federados, entre eles o Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior de Porto Alegre (ADUFRGS-Sindical).
Anahi Fros | Comunicação ATENS UFRGS