A sensação de insuficiência diante da extrema necessidade das comunidades pobres é ainda maior quando ficamos cara a cara com a realidade. Na tarde da última sexta-feira (10/03), Camila Zanini e Nelson Rosa, respectivamente presidente e diretor de Política Sindical da ATENS UFRGS Seção Sindical, estiveram na ocupação Montepio, localizada no Morro Santana, para fazer a entrega de material escolar às crianças atendidas pelo Coletivo Mães da Periferia, ação social proposta no início de fevereiro e encerrada no dia 03.
O local abriga cerca de 400 famílias e existe há mais de 30 anos. Mais de 50% das residências, bastante precárias, depende exclusivamente da renda de mães e/ou avós. Neste contexto, já é possível imaginar que as dezenas de kits doados não foram suficientes para atender a demanda existente. Mesmo assim, fizemos a diferença para algumas dessas pessoas.
“A vinda de vocês foi fundamental. Meus três filhos em idade escolar estão com as folhas dos cadernos todas manchadas e tortas por causa da chuva. Coloquei no sol, mas não está adiantando muito, e não tinha como comprar novos. Essa doação chegou na hora certa”, disse Aline Gomes da Silva, mãe de quatro crianças de 11, 10, sete e quatro anos. Aliás, outras crianças da ocupação passaram pela mesma situação e tiveram materiais avariados.
Além de distribuir os kits, as crianças e adolescentes foram provocadas a pensar e descrever em cartas sobre suas perspectivas profissionais. Camila também fez uma fala às famílias.
O Mães da Periferia atende atualmente cerca de dez comunidades em situação de vulnerabilidade. “É de extrema importância manter viva a esperança e empoderamento da população da periferia, afinal, sabemos que as lutas são árduas, e que muito cedo deixamos os núcleos de ensino para correr atrás do pão de cada dia”, comentou a idealizadora do coletivo, Letícia Nascimento.
Confira o vídeo da ação neste link.
Anahi Fros | Comunicação ATENS UFRGS