O Dia Mundial do Câncer tem como principal objetivo fazer com que o maior número de pessoas ao redor do planeta fale sobre a doença. Por esse motivo, a ATENS UFRGS Seção Sindical se une a essa causa.
A data foi instituída em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) – organização mundial não-governamental com sede na Suíça –, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a iniciativa é protagonizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), influenciando a mobilização de governos e população para o controle da doença.
O tema escolhido para este ano, e que só se encerra em 2024, é a importância da equidade no controle do câncer, abordando as barreiras que impedem as pessoas em todo o mundo de ter acesso aos cuidados fundamentais para o tratamento da doença.
De 2019 a 2021, o assunto que norteou a campanha foi “Eu sou e eu vou” (Eu sou solidário e vou dar meu apoio a quem tem câncer).
De acordo com o Inca, o Brasil deverá registrar 625 mil novos casos de câncer em 2022. O câncer de pele não melanoma continuará o de maior incidência no país, com 177 mil novos casos estimados. Considerando-se todos os demais tipos de câncer, os mais frequentes na população, de acordo com a estimativa, serão mama e próstata (66 mil casos cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil).
Comunicação ATENS UFRGS