Quem está no Litoral Norte do Rio Grande do Sul conta com uma ótima oportunidade de passeio para toda a família e que segue todos os protocolos de segurança decorrentes da pandemia. Mediante agendamento prévio via site – ufrgs.br/mucin – é possível conhecer o acervo do Museu de Ciências Naturais da UFRGS (MUCIN), localizado em Imbé. Entre as principais atrações está o esqueleto completo de uma baleia-jubarte.
O espaço reabriu para visitação no dia 11 de janeiro por um grande esforço pessoal de seus técnicos-administrativos, que defendem a importância da população ter acesso ao local, conferindo de perto a relevância da necessidade de conservação dos ecossistemas, principalmente costeiros e marinhos, e quais os impactos ambientais negativos causados pelo homem conforme sua relação com a natureza.
A exposição de longa duração mostra as riquezas da biodiversidade do Litoral Norte. As ações estão comprometidas com o conhecimento acerca da biodiversidade, promoção da sustentabilidade e divulgação do patrimônio natural e cultural da região.
“O objetivo da extensão é levar o conhecimento produzido na Universidade para a comunidade em geral, fazendo com que ela tenha acesso a esses saberes, gerando a troca entre academia e as pessoas. Essa é uma função social dos museus”, defende o museólogo e TNS Lucas Antônio Morates, em conversa com a comunicação da ATENS UFRGS em visita ao local.
Para entrar no Museu é exigida a apresentação de comprovante de vacinação para maiores de 12 anos, o uso de máscaras e o distanciamento social de 1,5 m. O valor dos ingressos é de R$ 5,00 para adultos e R$ 2,50 para estudantes. Pessoas acima de 60 anos e crianças não pagam. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail agendamento_mucin@ufrgs.br
A SABER
Desde sua inauguração em 1983, o MUCIN, vinculado ao Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (CECLIMAR) tem sido um espaço de referência educativo-cultural no Litoral Norte do Estado. Especializado em fauna marinha e costeira, realiza pesquisa, salvaguarda e comunicação de seu acervo.
Comunicação ATENS UFRGS