Contra o desmonte da RELINTER
Setor estratégico dentro da UFRGS no fomento, articulação e administração da cooperação da Universidade com outras nações e instituições, a Secretaria de Relações Internacionais (RELINTER) está sofrendo um processo de desmonte de sua estrutura e equipe por conta de medidas da Administração Central.
Entre os problemas enfrentados, que vêm ocorrendo desde setembro de 2020, estão a perda do espaço físico, sem que novo local fosse destinado tanto à equipe como ao mobiliário, equipamentos e documentos, extinção da Coordenadoria de Mobilidade Internacional com a América Latina e do Departamento de Mobilidade, enfraquecimento da participação nas redes de cooperação às quais a UFRGS é associada e descaso e desrespeito com o trabalho dos técnicos e técnicas administrativos, todos e todas extremamente capacitados.
Há ainda a vinculação da RELINTER à Pró-Reitoria de Inovação (PROIR) sem qualquer debate com a equipe, interrompendo assim o fluxo de trabalho em andamento.
A RELINTER sempre se mostrou fundamental no processo de internacionalização da Universidade e apoio tanto a estudantes que buscam oportunidades no Exterior como na recepção a alunos estrangeiros, bem como a docentes,
fomentando redes e programas de mobilidade, garantindo a presença da UFRGS em importantes rankings e avaliações de qualidade realizadas por organismos de diferentes países e gerando relações consolidadas de pesquisa e cooperação.
A diretoria da ATENS UFRGS Seção Sindical se solidariza com os colegas da RELINTER e clama por uma mudança radical na política de gestão de pessoas e equipes na Universidade.
Assine a petição, confira no texto o relatório da equipe da RELINTER sobre o desmonte que está em curso e ajude a denunciar e reverter essa situação: confira.
Assessoria de Comunicação ATENS UFRGS
Anahi Fros | Jornalista