A presidente da ATENS UFRGS, Camila Mokwa Zanini, e sua vice-presidente, Clarissa Martins de Lucena Santafé Aguiar, participaram nesta quarta-feira (21/05), do Seminário Nacional Ética nas Relações Universitárias. O evento, promovido pelo Núcleo Assédio Moral, Projeto de Acompanhamento e Reparação (Ampare/UFRGS) em parceria com a Comissão de Ética da Universidade, ocorreu no Auditório Ipê do Centro Cultural.
A iniciativa teve como foco dar atenção ao que se entende como ético nas relações entre os atores da Universidade: docentes, estudantes, técnicos administrativos em educação e prestadores de serviços terceirizados, para que o ambiente universitário seja acolhedor às vulnerabilidades humanas presentes em toda sociedade.
O evento iniciou com falas da reitora da UFRGS, Marcia Barbosa, da pró-reitora de Extensão da UFRGS (Prorext), Daniela Pavani Prorext, e da coordenadora do Ampare, Ana Carolina Brondani, seguido da conferência “A potência ética da vida universitária”, proferida pela professora da Faculdade de Filosofia/UFRGS Priscilla Spinelli. Irma Antonieta Gramkow Bueno, presidente da Comissão de Ética e diretora de Política Sindical da ATENS UFRGS, mediou este primeiro momento. No segundo período de atividades, foi a vez do professor Guilherme Boff, da Faculdade Direito/UFRGS, abordar a temática proposta.
“Hoje, para a Universidade, não basta apenas a quantidade e a qualidade do conhecimento produzido. Questões como ‘como’, ‘por quem’, ‘para quê’ e ‘para quem’ esse conhecimento é produzido são determinantes, e a ética é peça-chave nesse processo”, comenta Camila, apontando uma das principais reflexões trazidas pelo encontro.
Clarissa complementa: “Outro destaque foi a necessidade de a Universidade criar estruturas que fomentem o diálogo e a diversidade de ideias. Conforme os palestrantes, o estudo da ética ainda é uma lacuna na formação dos estudantes universitários”.




Assessoria de Comunicação ATENS UFRGS
Anahi Fros | Jornalista